A segurança de todos os espectadores, artistas e equipes de apoio do 36º Natal Luz de Gramado, é uma grande preocupação dos realizadores do evento. Para isso foram elaborados diversos protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus, tornando o Natal Luz de Gramado, o primeiro evento público a receber autorização do governo do estado do Rio Grande do Sul para ser executado.

Entre os protocolos de Biossegurança estão a redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco eventos principais, nos espetáculos Natalis e Nativitaten por exemplo a capacidade das arquibancadas é de 6000 pessoas, porém serão recebidas apenas 2000 pessoas em cada uma das apresentações.

Além da redução de capacidade outras medidas também serão adotadas como disponibilização de álcool em gel, cumprimento de distanciamento, uso de máscaras para acesso em todos os locais, antecipação da liberação de entrada nos eventos para evitar aglomerações entre outras medidas que variam conforme o local do espetáculo.

O 36º Natal Luz de Gramado ocorre entre os dias 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.